Um homem precisa viajar. Por sua conta e pelo seu planejamento, não por meio de histórias,imagens, livros ou TV. Precisa viajar por sí, com seus olhos e pés, com seus recursos para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogãncia que nos faz ver o mundo como imaginamos, e não simplesmente como é ou como pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e, simplesmente, ir ver! AMYR KLINK

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

9º dia - Puerto Tranquilo/Ch - Paso Roballo - Governador Gregores/Ar - Rumo ao Ushuaia! (19 Jan 13)

Saímos de Puerto Tranquilo/Ch às 09:30h em direção a cidade de Cochrane/Ch, ainda pela Carretera Austral. Porém 20 km antes de Cochrane, deixamos a Carretera Austral e entramos na estrada rumo ao Paso Roballo/Vale do Baker, que faz a divisa entre o Chile e a Argentina. O trajeto até a entrada do Paso foi razoável, mas depois que entramos no Paso a coisa começou a ficar feia, a estrada estava péssima, parecia um caminho, mas as paisagens são lindas e encontramos muitos guanacos.
Na travessia do Paso Roballo, paramos na beira de um rio, água do degelo (estava muita fria), colocamos as garrafas com água para esfriar e foi rapidinho, tomamos água do rio bem gelada e fizemos um pequeno almoço e seguimos rumo a fronteira.
Chegando à aduana, foi bem tranquilo não havia ninguém, foi bem rápido. Quando estávamos saindo uma Srª com dois filhos, uma menina e um menino, que estava dirigindo o carro perguntou para onde estávamos indo, falamos e eles também estavam indo para mesmo caminho, eles seguiram na frente, depois mais a frente estavam nos esperando em um cruzamento, para nos indicar o caminho. Em um outro cruzamento estavam eles novamente para indicar o cominho e nos ofereceram um lanche e refrigerante, foram extremamente gentis (são chilenos de Punta Arenas).
Depois de muito rípio brabo e gasolina na baba, chegamos na Ruta 40 (asfalto), na localidade de Bajo Caracoles/Ar.
Tudo tranquilo, porém ao chegarmos ao posto de combustível e para nossa surpresa, havia gasolina, mas não havia frentista... o frentista fechou o posto e foi para um aniversário e só abriria no outro dia ao meio dia, coisas que só aqui acontece.
Depois de algumas conversas ficou decidido que seguiríamos em frente, sabendo que duas motos não chegariam na cidade de Governador Gregores/Ar. As motos eram a minha e a do João, eu porque estou só com 8lt reserva e a do João porque está consumindo um pouco mais.
A 01:00h ficamos sem gasolina no meio do nada e estrada de rípio na Ruta 40, decidimos que o Gabriel e o Rodrigo iriam seguir até Gregores para comprar gasolina e nos trazer. Esperamos por algum tempo e ao longe um farol, aproximando-se do local onde estávamos eu sinalizei com uma lanterna e o veiculo parou, era uma Srª viajando só, expliquei a situação que estávamos sem nafta, e ela desceu do carro e falou “não aí problema com nafta” abriu o porta malas e tirou um galão de 25lt de gasolina e nos deu para colocar nas motos, colocamos um pouco em cada moto e fomos agradecer e pagar e ela não queria cobrar, pegamos alguns pesos e fizemos questão que ela aceitasse, ela aceitou nos despedimos ela seguiu seu destino e nós rumo a Gregores no rípio a noite.
Durante a conversa com a Srª que nos deu gasolina, ela explicou que tem alguns trechos asfaltados e que motos poderiam cruzar para o asfalto que estava em construção, só que a noite não tem como ver onde daria para cruzar, foi então que peguei uma lanterna e fui iluminando para achar uma brecha e cruzar as motos, foi quando eu comprei um terreno no meio do nada, mas tudo beleza, depois de algum tempo achei a entrada e toquei no asfalto, ai rendeu.
Chegamos as 03:00h em Gregores e achamos o Gabriel e o Rodrigo fazendo um lanche, já haviam comprado gasolina. Dormimos no Hotel Cañadon Leon, pagamos $300,00 pesos argentinos no quarto doble.