Um homem precisa viajar. Por sua conta e pelo seu planejamento, não por meio de histórias,imagens, livros ou TV. Precisa viajar por sí, com seus olhos e pés, com seus recursos para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogãncia que nos faz ver o mundo como imaginamos, e não simplesmente como é ou como pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e, simplesmente, ir ver! AMYR KLINK

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

7º dia - Vila Santa Lúcia/Ch - Coyhaique/Ch - Rumo ao Ushuaia! (17 Jan 13)

Hoje rodamos pela Carretera Austral, saímos cedo de Vila Santa Lúcia/Ch, depois de nos despedimos e tirar fotos com os nossos amigos militares chilenos.
Saindo de vila Santa Lúcia, passamos por La Junta, onde abastecemos as motos com cartão (preço combustível $ 830,00 pesos chilenos). Ao meio dia chegamos a Puerto Puyuhuapi, onde almoçamos. A tarde visitamos o Glaciar Ventisquero Colgante (Glaciar literalmente pendurado na montanha que provoca uma queda d'água como resultado de seu degelo), adiante 30 km de Puyuhuapi. Quanto ao glacial também é difícil descrever com palavras, por isso as fotos abaixo. O que posso dizer é quem tiver oportunidade um dia venha a Carretera Austral e ao sul do Chile, pois tudo é muito bonito, aqui a natureza se revela em toda sua plenitude!! Para visitar o Glaciar se paga $ 4.000,00 pesos chilenos.
Saindo do Glaciar seguimos em direção a Coyhaique andando por mais 30 km no rípio brabo com muita curva fechada e subindo, além do trânsito forte de caminhões. Depois inicia o asfalto que se vai até Vila Castilho "durante este percurso a paisagem é maravilhosa", adiante 90 km de Coyhaique. Chegamos em Coyhaique por volta das 9hs, pois paramos muito para tirar fotos e conversar com pessoas. Encontramos muitos europeus viajando de bicicleta, como um casal de suíços que estão viajando a 18 meses - saíram do Alaska e vão até Ushuaia.
Em Coyhaique ficamos no Hostal Bon, pagamos $10.000,00 pesos por pessoa com café da manhã. Como estávamos com fome, a dona do hotel fez uma sopa regada a coentro e vinho, que tomamos já lá pela meia noite, depois cama....
Amanhã acho que vamos somente até Puerto Tranquilo, distante 200 km de Coyhaique, pois vamos conhecer as catedrais de mármore. Os relatos estão demorando, pois a viagem está intensa, sei que todos querem saber notícias e acompanhar a viagem...pedimos desculpas.....