Um homem precisa viajar. Por sua conta e pelo seu planejamento, não por meio de histórias,imagens, livros ou TV. Precisa viajar por sí, com seus olhos e pés, com seus recursos para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogãncia que nos faz ver o mundo como imaginamos, e não simplesmente como é ou como pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e, simplesmente, ir ver! AMYR KLINK

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

6º dia - Bariloche/Arg - Passo Futaleufú - Vila Santa Lucia/Ch - Rumo ao Ushuaia! (16 Jan 13)

Hoje acordamos cedo, arrumamos as motos e então decidimos que não íamos mais a Puerto Montt e Ilha Chiloé, com receio de iniciar o trajeto pela Carretera Austral e ter que voltar em função da lesão do meu pé.
Mas igual ficou decido que iriamos pela Careteira saímos em direção a Esquel/Ar , pela Ruta 40, rodando em torno de 280 km. A estrada é muito boa e a paisagem exuberante. Chegamos em Esquel ao meio dia e acabamos resolvendo entrar na Carretera Austral, pelo Passo Futaleufú. Trocamos dinheiro em um Banco em Esquel e seguimos viagem, andando os primeiros 40 km de asfalto, e a partir de Trevelin/Ar, começou o rípio. Realmente dificultou a pilotagem, pois havia bastante pedra solta (como dizem rípio do brabo), e andamos com cautela em função do pé do Foster e ainda em função da Hornet do Gabriel - esse da pra dizer que é galo forte!! - pois não é fácil andar com este tipo de moto. No Passo Futaleufú fizemos a migração para o Chile, até que foi rápido, o que demorou mais foi o fato dos chilenos terem uma preocupação com a bagagem (alimentos) e termos que abrir uma parte da carga.
Prosseguindo a viagem passamos pela Vila de Futaleufú, local bastante turístico em função da prática do rafiting, pois o rio Futaleufú é considerado um dos melhores da América do sul para a prática deste esporte. Acabamos não fazendo esta atividade e seguimos viagem. A paisagem é indescritível, só vindo aqui mesmo, os rios são um espetáculo a parte. Muitas corredeiras, água com um tom esverdeado, mais transparente...... Demoramos bastante para andar, pois toda hora parávamos para tira fotos e/ou conversar com pessoas que passavam, principalmente ciclistas.
Chegamos ao fim do dia em Vila Santa Lúcia, um lugar bem pequeno, já no cruzamento com a Carretera Austral. Depois de uma rápida olhada pelo local, vimos que havia um Destacamento do Exército Chileno, daí resolvemos então pedir um abrigo por lá. Fomos muito bem recebidos e depois de uma conversa nos cederam um alojamento com banho quente.
Foi isto o dia de hoje, estamos bastante cansados, amanhã tem mais já na Carretera Austral....
Andamos hoje 424 km, sendo 180 km de rípio.
Um comentário sobre o rípio: Tanto se fala do rípio, o fato é que existem partes complicadas, com muitas pedras soltas, que andamos a uns 30 km/h, porém existem também partes mais compactadas, que dá pra andar a uns 80 km/h. Uma particularidade que havia visto em nenhum relato é a poeira, que é quase pior que o rípio, estamos virados na branca de neve... pois o pó é claro.....
Bem, quanto a minha lesão do tornozelo esta melhorando bem, mas ainda sem firmeza no pé.
Os relatos estão sendo confeccionados por mim Tierre e Rodrigo.










































































3 comentários:

  1. e tem gente que ainda não gosta de militar; já é o segundo acampamento em área militar, um na Arg e outro no Chile; gente boa e ruim, tem em todo lugar, mas de uma maneira geral, se a pessoa souber conversar e usar o bom senso, tudo se resolve; Selva!

    ResponderExcluir
  2. Hola mis amigos! soy Felipe, el ciclista de la foto en el puente cerca de Futaleufú.
    Muy buenas fotos, gran viaje!
    Un saludo desde Chile!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um grande abraço meu amigo, que bom você nos visitou.
      Me adiciona no facebook link: https://www.facebook.com/insetonaviseira.blogspot.com.br?ref=tn_tnmn

      Excluir