Um homem precisa viajar. Por sua conta e pelo seu planejamento, não por meio de histórias,imagens, livros ou TV. Precisa viajar por sí, com seus olhos e pés, com seus recursos para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogãncia que nos faz ver o mundo como imaginamos, e não simplesmente como é ou como pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e, simplesmente, ir ver! AMYR KLINK

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

17º dia - Punta arenas/Ch - Ushuaia/Arg (27 Jan 13)

Hoje acordamos cedo, carregamos as motos e saímos em direção ao porto em Punta arenas/Ch, pois tínhamos que estar às 08:30h no porto para pegar a balsa para Porvenir/Ch, que saí ás 09:30h. No porto fomos direto comprar o bilhete de embarque no valor de $ 10.000,00 por pessoa/moto (+ ou - R$ 50,00).
Quando chegamos na fila de embarque estava a nossa frente uma Srª francesa, já com seus 60 anos para mais, estava de bicicleta e viajando solo a mais de um ano, já foi atropelada, quebrou um pé, foi mordida por cachorros, etc... Na conversa que tive, ela me relatou que sofre de uma enfermidade degenerativa nos músculos, que no frio atrofia e ela não consegue se mexer, por isso ela estava com muita roupa de frio e sua bagagem é grande na bicicleta.
Não demorou muito chegou duas motos (Transalpe e F800 BMW), para nossa grata surpresa eram dois brasileiros, do interior de São Paulo, que estavam viajando a 35 dias rumo ao Ushuaia, depois de muita conversa nos falaram que eram pilotos militares aposentados, da nossa gloriosa Força Aérea Brasileira (FAB) Lauro e Celso Latorre.
A travessia da balsa teve a duração de mais ou menos 02:20h e foi muito tranquilo.....muito papo...café....
Chegando em Porvenir, pelo meio dia, passamos no posto para baixarmos a calibragem dos pneus, pois teríamos um trecho de 150 km de rípio... que segundo informações estaria ruim... Porém, para nossa surpresa a estrada estava muito boa e rapidamente vencemos esta etapa. Chegamos a fronteira, fizemos a saída do Chile e entramos novamente na Argentina... Na aduana chilena, havia muita gente, demoramos um pouco...o pessoal da aduana ao ver que eramos brasileiros nos falaram sobre o incêndio em Santa Maria.....ficamos chocados.....sem palavras....nossas sinceras condolências as famílias....
Saindo da aduana da Argentina, começou o asfalto e rodamos até a cidade de Rio Grande, onde abastecemos e comemos alguma coisa.
De Rio Grande a Ushuaia são 230 km, também tudo asfalto... a estrada bastante movimentada, tivemos sorte pois o vento estava forte mais estava a nosso favor, vento pelas costas....
Em fim, depois de 17 dias de viagem, muitas aventuras, muitas coisas legais, muitos obstáculos, que foram vencidos com serenidade, chegamos a linda cidade de Ushuaia no extremo sul do nosso continente americano. Chegamos lá pelas 21:30 hs, a alegria e o entusiasmo tomou conta de todos nós, paramos no pórtico de entrada, tiramos uma foto, rezamos e agradecemos por ter chegados até aqui.... Aqui fazemos um agradecimento as nossas famílias e aos nossos amigos que mesmo distantes estão conosco nesta aventura, a eles dedicamos está chegada....obrigado a vocês por estarem conosco!!!
Depois falamos um pouco mais sobre Ushuaia... procuramos um hotel, estava difícil conseguir, tudo lotado, acabamos ficando no Hotel Australis, muito bom, porém amanhã vamos trocar por outro, pois só é possível ficar por esta noite ($ 545 pesos por dupla). Devemos ficar por dois dias em Ushuaia e aproveitar um pouco, recarregar as baterias e nos preparar para a volta, pois a viagem só termina quando chegarmos em nossas casas e reencontrarmos nossas famílias e nosso amigos....
PS: até aqui andamos cerca de 6200 km, sendo uns 1200 km de rípio...








Na BMW Lauro e na Transalpe Celso Latorre


Foster, Celso Latorre e Rodrigo












11 comentários:

  1. PARABÉNS A TODOS, POR TEREM CHEGADO EM USHUAIA EM SEGURANÇA! VITÓRIA DA PERSEVERANÇA, DA PAIXÃO, DO SONHO... AGORA TEM A VOLTA; ABÇO A TODOS AÍ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Antonio por suas palavras! Continue acompanhando, pois ainda tem muito chão pela frente...
      Abraços....

      Excluir
  2. obrigado Antonio por suas palavras! Continue acompanhando, pois ainda tem muito chão pela frente...
    Abraços....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigos por esta etapa vencida, que Deus os acompanhe no retorno de vcs! Recarreguem as baterias e aproveitem o fim do mundo.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  4. "Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer. "
    Amyr Klink

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amor, vc me deu muita força para esta viagem, obrigado, te amo!!!
      A frase é sensacional.
      Bjos!!!

      Excluir
  5. AMIGOS
    Parabens!!!! chegaram ao destino com muita alegria e emoção pelo que sentimos no relato. Saibam que também tivemos quase que o mesmo sentimentos de voces pois viajamos juntos todos esses dias e continuares até voces chegarem aqui.
    Um forte abraço em cada um de voces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane e Régis valeu mesmo pela companhia, esta faltando alguns dias vamos postar hj.
      Um baita abs em vcs!!!

      Excluir
  6. Chegar a Ushuaia é o sonho de muitos motociclistas, porém poucos o realizam. Parabéns a vocês por atingirem o Fin do Mundo. Abraços, Osmar e Terezinha

    ResponderExcluir