Um homem precisa viajar. Por sua conta e pelo seu planejamento, não por meio de histórias,imagens, livros ou TV. Precisa viajar por sí, com seus olhos e pés, com seus recursos para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogãncia que nos faz ver o mundo como imaginamos, e não simplesmente como é ou como pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e, simplesmente, ir ver! AMYR KLINK

sábado, 26 de janeiro de 2013

14º dia - El Calafate/Arg - Parque Nacional Torres Del Paine - Puerto Natales/Ch - Rumo ao Ushuaia! (24 Jan 13)

Hoje seguimos em direção ao Parque Nacional Torres Del Paine e Puerto Natales, no Chile.

A noite foi bastante fria aqui em El Calafate/Ar, gelou tudo dentro da barraca, tivemos que acionar roupas para reforçar o saco de dormir....
Saímos de El Calafate/Arg por volta das 11 hs, em direção a Esperanza e depois Tapi Aike. Foi tudo asfalto, pois não seguimos por um trecho da 40 que é rípio, andamos 70 km a mais, porém tudo asfalto. Esperanza, tem posto de combustível onde pudemos encher o tanque das motos, já em Tapi Aike, o pequeno posto estava sem nafta....
Depois de Tapi Aike, rodamos mais uns 40 km, entrando no Passo Guilhermo, em direção ao povoado de Cerro Castillho/Ch. Os trâmites na aduana foi rápido, porém tem a questão dos chilenos quererem ver as bagagens, abre baú, fecha baú, amarra tudo.....
Em Cerro Castillo, lugar muito pequeno, conseguimos fazer câmbio de reais para pesos chilenos, pois tem uma loja de souvenir bem grande....O dono do lugar viu que éramos brasileiros e disse: se vocês advinharem que camisa tem aqui em baixo, faço um câmbio melhor.... Daí eu e o João dissemos: Coríntias....bingo!....de $ 190,00 fez o cambio por $ 200,00 (R$ 1,00 por $ 200 pesos chilenos).
De Cerro Castillo seguimos direção ao Parque Nacional Torres Del Paine, distante ainda uns 70 km. Pegamos um trecho de asfalto e depois rípio... tranquilo a estrada tava boa...
Chegando na entrada do Parque, fizemos uma pequena reunião de cúpula e optamos por tirar fotos no mirador que havia por lá e não entrar, pois achamos que não valeria a pena...são $18.000 pesos chilenos (+ ou – R$ 90,00) para entrar....vale a pena entrar se for ficar e caminhar pelas trilhas, só que no nosso caso só iríamos passar a noite e no outro dia seguir viagem....
Decisão tomada retornamos e fomos em direção a Puerto Natales/Ch, rodando mais uns 110 km...chegando na cidade procuramos um Hostel para ficar, pois estava muito frio......
Pessoal o dia hoje foi de muito duro... muito frio....muito vento....as motos andavam de lado....a patagônia selvagem mostrando a sua força.....mais tá valendo...são ingredientes desta aventura, e quem se propõe a fazê-la tem que se sentir em casa com isso...
Hoje andamos 500 km, sendo uns 70 de rípio.
Amanhã seguimos a Punta Arenas/Ch onde vamos passar a noite....serão somente uns 267 km de asfalto, depois "Ushuaia tamu chegando......"